O Colégio Salesiano São José foi fundado pelo salesianos, que chegaram ao Brasil em 1883 e em 1936 se instalaram em Natal. O terreno no qual a escola está instalada foi doado pelo industrial Juvino Barreto, que residia com sua família no prédio, onde hoje se encontra a administração do Colégio (tombado pelo Patrimônio Histórico da União).

Inicialmente, não contando com número suficiente de salesianos que pudessem fazer funcionar uma escola regular, foi criado o Oratório São José que atendia a meninos pobres da cidade. Depois, foi criado o Externato Salesiano São José oferecendo o então curso primário, correspondente às séries iniciais do atual ensino fundamental. No período de 1940 a 1958 funcionou o Curso Filosófico São João Bosco, transferido de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, com a finalidade de suprir a necessidade de professores para o funcionamento do Colégio.

Em 1959 foi instalado o curso ginasial, e a instituição passou a denominar-se Ginásio Salesiano São José até 1979 quando foi implantado o ensino do 2º grau, passando ao nome de Colégio Salesiano São José. Hoje, com as reformas do ensino no âmbito nacional, o Colégio oferece os cursos de Ensino Fundamental e Ensino Médio.

 

Colégio Salesiano São José - Largo Dom Bosco, 335, Ribeira, Natal/RN. Tel.: 3211-4220

 

 

 

© Salesiano Natal - Todos os direitos reservados.

NDA2 Conteúdo e Convergência